domingo, 30 de março de 2014

Dia do Pai


Nunca é tarde demais para recordar o DIA DO PAI



domingo, 9 de março de 2014

Sala 1- SOU ESPECIAL!

Andamos à nossa procura e quanto mais procuramos mais descobrimos o quanto somos especiais.
Descobrimos em cada um de nós as diferenças, as semelhanças, os gostos, as qualidades, os nossos interesses, através de jogos e atividades em que somos os atores da nossa própria história.
Estas ações surgem a partir de um Programa de promoção de competências sociais cruciais à inclusão saudável e harmoniosa da criança na vida em sociedade.
É assente na premissa, defendida pelo Filósofo e Pedagogo John Dewey, que refere a educação como vida e não preparação para a vida que desenvolvemos este programa. Segundo o autor “educação não é preparação nem conformidade. Educação é vida, é viver, é desenvolver, é crescer. (DEWEY, 1971:29).
De acordo com esta teoria destacamos os quatro pilares da educação de Delors et al., 1996). Esses Pilares são: ‘aprender a conhecer’, isto é adquirir os instrumentos da compreensão; ‘aprender a fazer’, para poder agir sobre o meio envolvente; ‘aprender a viver juntos’, a fim de participar e cooperar com os outros em todas as atividades humanas; por fim ‘aprender a ser’, via essencial que integra os três precedentes.
DELORS, Jacques (Coord.). Os quatro pilares da educação. In: Educação: um tesouro a descobrir.